Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se de uma reforma integral de um pavimento localizado no bairro portenho de Belgrano.
Para a obra contamos com um baixo orçamento e a necessidade de mudar por completo o caráter espacial da obra. O apartamento estava repleto de cores, texturas e volumes diferentes adicionados sucessivamente ao longo do tempo.
O espaço se encontrava fragmentado por meio de todo o tipo de elementos: paredes, painéis, divisórias, forros em diferentes alturas, diferentes tipos de revestimentos, etc.
A reforma consistiu em livrar o espaço de barreiras e utilizar os recursos disponíveis de maneira estratégica criando uma abstração com os elementos arquitetônicos através de uma atmosfera de amplitude e luminosidade.
Pontualmente, as operações realizadas foram a demolição das paredes da cozinha, escritório e banheiro a fim de criar um grande salão com uma cozinha integrada.
O elemento da cozinha foi o único e grande protagonista desta obra.
A escolha da cor preta para a cozinha se deve ao aproveitamento das partes em granito já existentes e a continuidade desta cor sobre uma parede que estava composta por diferentes materiais que foram unificados através de uma camada de cimento polido, que por ser escuro, ocultaria melhor as possíveis imperfeições. A cor branca foi aplicada sobre as superfícies do mobiliário e no mármore da ilha, respondendo a procura por uma atmosfera luminosa.
O tratamento que se deu aos banheiros consistiu em retirar toda a multiplicidade de elementos que haviam sido somados em reformas anteriores e aplicar cimento polido de cor cinza sobre todas as superfícies.
A escolha do cimento polido para o tratamento de paredes e pisos dos banheiros e cozinha se deve a possibilidade de não precisar refazer planos completos de gesso e nem retirar as peças cerâmicas existentes. Pelo contrário, este material permite unificar as superfícies sendo aplicado diretamente sobre os planos. Esta escolha possibilitou baixar consideravelmente o custo da obra.